Sobre

Sou Luiza Bodenmüller, jornalista, e há cerca de 10 anos trabalho com comunicação. Acredito que esta é uma das ferramentas mais potentes para a transformação da sociedade. O jornalista, enquanto mediador social, tem como função primordial intermediar o contato entre múltiplos lados, saberes e visões de mundo, fornecendo subsídios para que os sujeitos tenham condições e informações para desenvolverem seu senso crítico.

Em 2012, me formei pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, onde apresentei um trabalho de conclusão de curso que debateu o papel das redes sociais em movimentos como a Primavera Árabe, Occupy Wall Street e 15M. Posteriormente, discuti a interpretação do direito à privacidade digital enquanto direito humano na especialização em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Atualmente, sou mestranda em Ciências da Comunicação na ECA/USP, onde desenvolvo uma pesquisa com o objetivo de compreender e identificar qual a produção simbólica e os reflexos psíquicos que se apresentam na interação entre o jornalista e sujeito traumatizado (entrevistado).

Profissionalmente, atuei em diversas organizações do terceiro setor e também acumulei experiência em redação. Fui editora online na Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo, editora de blogs no HuffPost Brasil, além de consultora de comunicação na Rede Justiça Criminal e relações externas no Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Atualmente desempenho o papel de assessora de comunicação na Conectas Direitos Humanos. Como freelancer, desenvolvi estratégias de comunicação para campanhas de financiamento coletivo e assessoria de imprensa para projetos, exposições e indivíduos.

Neste site, você encontrará conteúdos sobre minha trajetória profissional e acadêmica, e textos analíticos e de opinião.

Boa leitura!